Qual é o Melhor Celular de 2016?

Os celulares Galaxy S7 e LG G5 tiveram lançamento oficialmente no domingo (21), durante o MWC 2016. Cada um dos smartphones com Android se destaca de uma maneira diferente: enquanto a Samsung apostou em um telefone à prova d’água, a LG lançou um celular com design modular e bateria removível. LG G5: câmera dupla é interessante, mas bateria modular traz receio Com especificações poderosas, os dois aparelhos prometem alto desempenho e câmeras robustas. Qual é a melhor opção? No embate Galaxy S7 vs LG G5, o TechTudo se debruçou sobre a ficha técnica de ambos, para apontar quais são as melhores combinações. Vale lembrar que o G5 e o S7 não tem preço nem data de início das vendas no Brasil.
Design: empate Quando o assunto é tamanho e peso, os dois celulares são bastante parecidos: as dimensões do Galaxy S7 são de 142,4 x 69,6 x 7,9 mm, ou seja, é um pouco menor que o LG G5, que apresenta dimensões de 149,4 x 73,9 x 8,6 mm. Quanto ao peso, o smartphone da Samsung é mais leve, mas nada muito diferente do concorrente. Comparando, são 152 g contra 159 g do LG.
Com traseira de metal, os dois telefones têm no botão home a principal diferença no visual. O LG G5 conta com o botão na parte traseira, logo abaixo da câmera. O Galaxy S7, por sua vez, tem o botão – com leitor biométrico de impressões digitais – abaixo da tela. Como as dimensões e o peso dos celulares são semelhantes – e não há nenhum grande diferencial no design, exceto pelo botão traseiro do G5 -, os telefones ficam empatados nesse quesito. Tela: Galaxy S7 O Galaxy S7 e o LG G5 apresentam tela de resolução Quad HD (2560 x 1440 pixels). A resolução, sem dúvidas, é ótima, mas o Galaxy S7 tem o tamanho da tela um pouco menor - 5,1 polegadas - que o do LG G5, de 5,3 polegadas. Isso garante uma densidade de pixels maior para o telefone da Samsung, 577 ppi. Já o G5 tem densidade de 557 ppi. A diferença é pouca, mas é suficiente para oferecer melhor definição ao Galaxy.
Quanto maior a densidade de pixels por polegada, mais detalhes são encontrados na imagem. Para completar, tanto a a tela do S7 quanto a do G5 vêm com a tecnologia Always On, que traz notificações, data e o relógio do Android sem que o usuário precise tocar no botão Home. Por causa do Super AMOLED, a Samsung leva a melhor neste quesito. Desempenho: Galaxy S7 Galaxy S7 e LG G5 prometem ótimo desempenho e devem agradar até mesmo os usuários mais exigentes. O celular da Samsung tem processador Exynos octa-core (quad­-core de 2,3GHz + quad­-core de 1,6GHz).
Além disso, a memória RAM é de 4 GB, rodando o Android Marshmallow. O armazenamento interno pode ser de 32 GB ou 64 GB, com possibilidade de expansão de até 200 GB, via microSD. O LG G5, enquanto isso, tem processador Snapdragon 820 octa-core, de 2,2 GHz. A memória RAM é a mesma (4 GB), com Android 6.0 (Marshmallow). Em relação à memória interna, o aparelho da LG traz 32 GB de espaço interno com suporte a cartão de memória de até 2 TB, um número surpreendente. Com especificações técnicas próximas, o Galaxy S7 tem uma leve vantagem em relação ao LG G5 pela resistência à água e à poeira. No restante, os dois lançamentos devem entregar uma ótima experiência de uso aos consumidores. Câmera: LG G5 Quando o tópico é a câmera, os dois telefones têm seus pontos altos. O Galaxy S7 se destaca pela abertura de f/1.7, que possibilita tirar fotos com ótima luminosidade, mesmo à noite. Já o LG G5 tem como ponto principal detalhe a câmera frontal, capaz de capturar ótimas selfies.
Ainda assim, os números garantem a vitória da LG. Com alto investimento nos sensores e lentes, o G5 tem uma câmera dupla na traseira, com 16 megapixels de resolução, enquanto a frontal é de 8 MP. Já o Galaxy S7 tem 12 megapixels na câmera principal e câmera frontal de 5 MP. Vale lembrar que a Samsung apostou na tecnologia Dual Pixel, em que o espaço físico dos pixels fica maior, o que promete fotos mais belas. Quanto aos vídeos, as configurações são rigorosamente iguais: filmes em 4K na câmera traseira, e gravações em Full HD com a câmera frontal. Bateria: Galaxy S7 A carga máxima do celular é outro ponto superior do Galaxy S7 sobre o LG G5. Apesar do G5 ter uma bateria removível – o que é um diferencial importante atualmente –, os números favorecem o novo top da linha Galaxy. O celular da Samsung tem 3.000 mAh, contra 2.800 mAh de capacidade de bateria do smartphone da LG. Conclusão: Galaxy S7 Como ainda não há informações de preço e de lançamento no Brasil do Galaxy S7, do Galaxy S7 Edge e do LG G5, a decisão sobre qual é o melhor celular leva em consideração apenas as especificações dos aparelhos. Por ter tela, bateria e desempenho melhores, além de ser à prova d’água, o top da Samsung leva vantagem sobre o novo smartphone da LG.
Mesmo assim, vale ressaltar que os usuários que quiserem comprar o LG G5 também vão adquirir um telefone de ótima ficha técnica. De qualquer forma, resta esperar para saber qual será o preço cobrado pelos dois novos celulares, que devem bater de frente com o iPhone 6S e o provável iPhone 7.