Flexslider

O que é logotipo e sua importância

Toda empresa necessita de um logotipo, seja ela online ou loja física. Tudo começa a partir de um bom logo e hoje explicaremos o que é um logotipo e qual sua importância,além de algumas dicas para você criar um logo profissional e estiloso.
O que é um logotipo?
O logotipo,ou logo (como é conhecido popularmente), é uma representação visual (ou gráfica) que identifica uma marca ou empresa. Ele tem o objetivo de diferenciar uma marca dos seus concorrentes e, se bem feito, é facilmente lembrando pelos clientes. Exemplo: MC Donald’s

Qual sua real importância?
Um logotipo é muito importante, pois conforme dissemos acima, ele diferencia sua marca dos demais concorrentes além de criar a identidade da sua empresa. É como se ele fosse o RG da sua empresa. Por isso, você deve caprichar no layout e tudo que for utilizado no logo (cores, fontes, desenhos, etc), deve ter um significado.

Um bom logo comunica as qualidades mais importantes de uma empresa e estabelece imediatamente o reconhecimento da mesma pelo público. Em um mercado concorrido, a presença de um logotipo bem feito faz a empresa ou o produto se destacar entre seus concorrentes, transmitindo profissionalismo e confiabilidade. Por isso, o Blog da Futura dará algumas dicas para você criar um bom logo para sua gráfica e para seu cliente.


 







1) Evite enfeitar muito o logotipo
O logo deve ser simples, evite enfeitar muito, pois pode perder totalmente o foco. Siga como exemplo o logo da Apple ou da Microsoft, que são simples e fáceis de serem reconhecidos.

2) Crie um logo versátil
Quando estiver criando um logo imagine que ele será utilizado em diversas mídias, ou seja, o cliente pode utilizar tanto no cartão de visita como num adesivo ou camiseta. Por isso o logo deve ser versátil.

3) Logo Chiclete
Crie um logo que grude na cabeça dos clientes, que seja fácil de memorizar. A Nike é um bom exemplo, você não precisa ler a palavra Nike para saber qual é a empresa. Para isso, escolha bem as cores, pois elas transmitem sensações. O vermelho por exemplo, é indicado para marcas e produtos que indicam calor, energia e vitalidade, tais como: ginástica, remédios estimulantes, chocolate, queijos,restaurantes e fast food. Fique atento também nas formas que você vai utilizar para criar o logo, formas complexas confundem as pessoas, além de ser mais complicado para desenhar.

4) Significado do logo
O logo deve conter características da empresa e responder perguntas como:
– Por que você precisa de um logo
– Quem é o alvo?
– Qual é o propósito

5) Evite mudanças no logotipo
Depois de criado, o logo deve se manter com o passar do tempo. Mudanças muito drásticas tiram toda a identidade da marca. Você pode realizar adaptações sem perder a essência do logo.

6) Seja original
Não crie um logotipo se baseando na empresa concorrente. Por mais que o serviço seja o mesmo, você precisa ser original, autêntico. Um logo original é importante para uma competição comercial.

Lembrando que cada designer tem seu estilo de criação e as vezes o cliente exige algumas características que não podemos fugir.

Adm

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna